terça-feira, 17 de maio de 2011

Crianças da área central de Santos visitam Museu do Café e Ponto de Cultura





Risos, brincadeiras e muita alegria. Este era o clima do último sábado, dia 07, na sede do Instituto CAE-Ponto de Cultura Vozes de Senzala, na Pça dos Andradas. O motivo foi a visita de 15 (quinze) crianças da àrea central de Santos, à Bolsa Oficial do Café que hoje funciona o Museu do Café.
O Museu dentro de suas atividades para 2011, abriu espaço para que um novo perfil de público possa visitar e conhecer as histórias deste equipamento maravilhoso e tão significativo, para a cidade de Santos e do Brasil.
Na chegada tiramos fotos para registrar o acontecimento. Todos receberam um adesivo de visitantes e foram conduzidos pela educadora-monitora Juliana, que explicou detalhadamente, com muito carinho, tudo sobre as obras de Benedito Calixto pintadas e expostas nos salões do Museu.
Equipamentos usados para plantar, colher e selecionar o café. Torradores e sala de degustação e até um cofre onde eram guardados dinheiro da comercialização do café e contratos. Tudo muito bem conservados.
Um dos momentos mais interessantes neste passeio cultural foi quando deitamos no meio da sala do pregão para apreciar e ouvir sobre os detalhes do vitral que está bem no centro do teto.Bandeirantes, Deusa das Aguas e ìndios retratados no vitral. Belíssimo!
A visita se encerrou após assistirmos um vídeo contando toda a tragetória do café desde preparar a terra até chegar a nossa xícara.
Após a visitação ao Museu do Café todos se dirigiram para a sede do Instituto CAE e o seu Ponto de Cultura Vozes de Senzala para conhecer o espaço e tomar um lanche, sedido pelos comerciantes da Rua Sete de Setembro, na Vila Nova.
Nossos agradecimentos à Zeca e Cláudia da Casa Rio e Anderson do Mineirão.
Outras visitas estão agendadas com expectativa de que 100(cem)pessoas possam ter a oportunidade de conhecer a história de sua cidade e do local onde moram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário