segunda-feira, 6 de junho de 2011

Encontro de 300 ponteiros em Brasília fortalece Programa Cultura Viva





Brasília – 25 de maio de 2011 – Encontro Nacional dos Pontos de Cultura.

Onze e meia da manhã. Chegada do ônibus que partiu de São Paulo ás 20h30 do dia 24.
Alguns companheiros culturais já estavam concentrados tocando Maracatu do Baque Virado, recepcionando o pessoal que chegava, após uma longa viagem durante a noite.

Chegavam ônibus em caravana de várias partes do Brasil: representantes da Capital, da grande São Paulo e do Vale do Paraíba e também de outras partes do interior do estado.
Aos poucos, a concentração aumentava, com a chegada do ônibus do Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais.

No total haviam representantes de 17 estados do Brasil, que se locomoveram de suas bases culturais, para participar de uma audiência com a Presidenta Dilma. A conversa para confirmar os compromissos assumidos na gestão passada, a manutenção e fortalecimento do Programa Cultura Viva, foi o que motivou a ida dessas pessoas até a sede do governo federal.

Em cortejo cerca de 300 ponteiros de todo o Brasil com bonecões, tambores, perua de som, faixas, estandartes e a escolta policial, seguiram da Biblioteca Nacional até o Anexo 2 do Congresso Nacional.

Após muitas discussões e alguns entraves, a ministra da cultura, Ana de Holanda, foi quem recebeu a comitiva dos Pontos de Cultura, juntamente com a secretária da cidadania e diversidade cultural, Marta Porto e a deputada federal Fátima Bezerra, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Os cinco representantes de pontos de cultura apresentaram diversos pontos críticos em relação à gestão do MinC e a demanda da PL Cultura Viva.
Na sua fala a Ministra novamente não apresenta nada de novo e mantém uma posição como se não houvesse ruptura e sim continuidade na gestão do orgão.

Para os ponteiros a grande Caravana de Diversidade Cultural, deixou como saldo positivo o aumento da perspectiva de diálogo aberto com representantes do legislativo e um marco, no sentido de maturidade e autonomia do movimento nacional de pontos de cultura.

Parabéns à todos os participantes deste grande evento e vamos à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário