segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PONTO DE CULTURA CELEBRA ANIVERSÁRIO EM EVENTO MULTICULTURAL





O Instituto CAE - Cultural, Ambiental e Educacional - comemora neste sábado, 13, das 15h as 19h, seu 4º aniversário em evento repleto de arte e entretenimento. O Evento de título CAE no CAIS acontece no Complexo Cultural do Porto,na Rua Rodrigues Alves,ao lado da CODESP, dentro de uma atmosfera histórica e valorizando a importância cultural do Porto de Santos como plano de fundo.
O Instituto nasceu com o objetivo de fomentar projetos socioculturais para a Baixada Santista e considera o próximo dia 13 como a oportunidade perfeita para a promoção do diálogo entre o terceiro setor, o público e o privado, em prol do desenvolvimento sustentável e coletivo da região.
Os escritores regionais Marcelo Ariel, Flavio Viegas Amoreira e Cristovão Ferreira farão uma leitura de suas principais obras as 17h. Ao passo que o evento inicia as 15h com a RODA DE CAPOEIRA VOZES DE SENZALA com Mestre Sombra e as academias Engenho Velho, Progresso e Raízes do Engenho envolvendo ainda o público com um belo som de berimbaus. Logo após começa a música ao vivo que permanece durante todo o evento,sendo cobrado um couvert artístico de R$ 10,00, comandada pela banda Avant Garde, recém – formada por músicos que tocam há anos na noite do Guarujá e Santos, Jaque Perez e Elias Tomais ( Voz e violão), Edu Nogueira( Bateria), João Paulo( Contrabaixo) e Carlos Perez( Teclado). Enquanto a arte de rua ficará por conta do grupo Dinamic Break, que apresentará o break dance simultaneamente à pintura de um mural, pelos grafiteiros premiados do Grupo OPNI de São Mateus, em parceria c/ Zulu Tiquinho e Maozão do Guarujá. Haverá ainda, exposição de artesanato regional com oficina de reciclagem de papel ministrada por Jô Araújo e Mostras fotográficas por Flávio Meyer e Roberto Melchior.
Na ocasião, o Instituto apresentará em áudio-visual no auditório seus projetos contemplados em andamento; “100 Anos de Futebol Arte” com Paulo Consentino, que conduz jovens artistas na pintura do muro do CT do Santos Futebol Clube; o lançamento da “Grife Senzala”, moda que ressalta os traços heterogêneos da cultura brasileira em sistema de economia solidária; “Caravana Criola Opera Jazz”,um espetáculo de dança contemporânea mesclado a ritmos afro-brasileiros da Cia Francesa de Katto Ribeiro, brasileiro radicado na França de volta as origens em Santos; e o “Berço do Samba de São Mateus – 20 anos”, que trata da produção de um documentário sobre os vinte anos do grupo de samba paulistano.

O Instituto CAE foi contemplado pelo Ministério da Cultura, pelo programa Cultura Viva, com o projeto Ponto de Cultura Vozes de Senzala e instalou-se há dois anos na Oficina Cultural Pagu; localizada na Cadeia Velha no centro histórico de Santos;sendo fundado há 4 anos na cidade de Guarujá,onde tem projetos previstos para realização em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário