sexta-feira, 15 de abril de 2011

Marta Porto se encontra com fazedores de cultura




O encontro de Marta Porto, a nova secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e os Pontos de Cultura do estado de São Paulo, aconteceu quinta-feira, 14 de abril, na sede da Funarte no bairro Santa Cecília, em São Paulo,capital.
A mesa de diálogo foi composta por: Adriano (representante dos Pontos de Cultura do Estado de SP), Cesar Piva - secretaria da Cidadania, Antonio Grassi - presidente da Funarte, Marta Porto- secretária, Tadeu Pietro- representante do Ministério da Cultura Regional São Paulo e Tadeu de Souza da Funarte.

Os pontos principais da fala da secretária foram: -Compromisso de pagamentos as dívidas do MinC. Exemplo disso o pagamento não parcelado e na íntegra do repasse de 12 milhões a SEC do Estado de São Paulo. Com isso a SEC poderá repassar aos pontos de Cultura que estavam aguardando;

- Falou sobre a importância de ações relacionadas a matriz africana, indígena e também a Cultura Digital etc.

- Ela se comprometeu com o pagamento dos prêmios até maio, junho no máximo (Pontinhos, Areté etc);- Disse que mesmo não parecendo, recebendo críticas, e com a insegurança dos Pontos, com essa novidade...a junção das duas Secretarias (SCC e SID) representam avanço.

- Fez uma fala da importância de ações culturais para crianças e adolescentes, falando do Plano Nacional para primeira Infãncia e importantes ações realizadas pelos Pontos de Cultura;

- Também foi honesta com relação a dificuldade de resolução imediata das questões relacionadas aos repasses da Escola Viva e Agente Cultura Viva;

- Concorda que para ampliar mais pontos de cultura será necessário fazer previsão orçamentária, mas em nenhum momento falou no não cumprimento dos compromissos.

Marta Porto viaja para Belo Horizonte onde acontecerá uma reunão com representações mineiras ligadas a cultura, dando sequência aos encontros que fará em vários estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário