sexta-feira, 1 de abril de 2011

Museu do Café inaugura exposição




A abertura da Exposição “ A Bolsa Oficial do Café – Patrimônio Nacional”, aconteceu na noite de 31 de março e contou com a presença de Takamitsu Sato, presidente do Museu do Café, Paulo Affonso Murat Filho, secretário de Defesa da Cidadania na ocasião representando o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa , Carlos Pinto, secretário da Cultura de Santos entre outras autoridades e representantes de entidades civis de Santos e região.
Em seu discurso de abertura, Takamitsu Sato deu boas vindas e agradeceu aos presentes por prestigiarem o evento.
Eduardo Carvalhaes Junior, consultor da Associação dos Amigos do Café, discorreu sobre a história do café no Brasil lembrando da época de ouro, onde o produto era a maior economia do pais: “ Através do cultura cafeeira o estado de São Paulo começou a crescer tanto em comunicação como em tecnologia. Hoje o café é o quinto maior produto agropecuário cultivado no país”, diz o consultor.
Carvalhaes relata ainda que 70% do café produzido, passa pelo porto de Santos, que programa, ensaca e embala o produto para ser distribuído.
Após o corte da fita inaugural, foi servido um coquetel para os convidados e público em geral.

Múseu do Café

O edifício da antiga Bolsa Oficial do Café foi construído em 1922 como parte das comemorações do centenário da Indepência do Brasil, com o objetivo de centralizar, organizar e controlar o mercado cafeeiro.
A imponência do prédio e os detalhes esculpidos com material de primeira linha, retratam toda a riqueza que o café e os negócios geraram na econômia, épocas em que o grão era o número um do Brasil. Parte do dinheiro usado na construção do edifício vieram da produção cafeeira.
Marília Bonas Conte, diretora técnica do museu e uma das responsáveis pela organização da exposição, explicou o objetivo do evento: “O desafio é traduzir a importância da Bolsa do Café para a cidade de Santos e fazer com que as pessoas do entorno do prédio, possam entrar e aproveitar este espaço que é antes de tudo do povo, da população”.
Para a diretora, a arquitetura imponente do prédio é fator inibidor à visitação de mais pessoas ao Museu: “Temos vários projetos sociais, educativos que visam agregar a população dos bairros próximos ao Museu. Queremos democratizar o espaço e ensinar as pessoas a buscar sua identidade com a Bolsa do Café e sua história tão importante para todos nós”.
A exposição vai até o dia 31 de julho e o endereço é Rua XV de Novembro nº95, esquina com a Rua do Comércio, no centro de Santos.Telefone para mais informações: 3213-1750.

Nenhum comentário:

Postar um comentário